Como trabalhar o emocional dos alunos?

2020-10-19 by No Comments

Como trabalhar o emocional dos alunos?

Para desenvolver a inteligência emocional, é preciso colocar os sentimentos para fora e aprender a conhecer os pontos fortes e fracos. Diferentemente de uma disciplina comum, as emoções não se aprendem ao ler um livro ou fazer um curso, sendo necessário praticar e experimentar situações diferentes.

Qual o papel da escola no contexto emocional?

É fundamental que a escola tenha como metodologia básica uma educação emocional; esse espaço funcionará como multiplicador de pessoas que pensam, com reflexão crítica, que aceitam as diferenças, que saibam tomar decisões em prol do bom convívio social, que saibam refletir antes de agir, que tenham qualidade de vida.

O que é sala de aula emocional?

É uma ferramenta de ensino com foco na evolução emocional das crianças. Ela é pautada em estímulos para que cada um saiba lidar com os sentimentos próprios e alheios. Dessa forma, as crianças terão um maior controle sobre suas emoções e, por consequência, saberão solucionar problemas.

Como a inteligência emocional pode ser desenvolvida?

A Inteligência Emocional pode ser desenvolvida, treinada e aprimorada com a construção de novos hábitos, novas formas de pensar e se comportar. Se você quer desenvolver sua capacidade de lidar melhor com as emoções, com a motivação e com as relações, conheça o Método Lotus.

Como podemos favorecer a saúde emocional de nossos alunos?

No “LEIA MAIS”, você encontra informações aprofundadas sobre cada um dos tópicos:

  1. Considere o tema desde a Educação Infantil.
  2. Invista nas competências socioemocionais.
  3. Seja consciente nas suas próprias atitudes e discursos.
  4. Deixe os preconceitos, medos e moralismo de fora da conversa.
  5. Envolva e empodere os alunos.

Como trabalhar os sentimentos na sala de aula?

Seja paciente e tente dirigir os estímulos numa condução de bons pensamentos. Reconhecer as emoções em outras pessoas: colocar-se no lugar do outro abre caminho para que possamos trabalhar a sensibilidade e a empatia. Todos possuem sentimentos e emoções, de diferentes intensidades e em diferentes momentos.

Qual o objetivo da educação emocional?

As vantagens de desenvolver a Educação Emocional Melhora nos relacionamentos interpessoais de forma geral; Melhor controle e equilíbrio emocional; Melhoria da capacidade de tomar decisões; Aumento de comprometimento com os objetivos e metas escolares.

Qual é o conceito de inteligência emocional?

A inteligência emocional é um conceito da psicologia usado para designar a capacidade do ser humano de lidar com as emoções. Para administrar as emoções e conquistar a inteligência emocional é preciso haver equilíbrio entre as áreas presentes nos dois hemisférios do cérebro: o esquerdo e o direito.

Como devemos trabalhar as emoções ao ministrar algum conteúdo em sala de aula?

A emoção na sala de aula….Segundo a autora, respeitar o aluno significa:

  1. aceitá-lo no ponto em que está, conhecê-lo em sua etapa de formação e conhecer os meios em que ele possa desenvolver suas ações;
  2. não impor limites a seu desenvolvimento;
  3. oferecer outros meios e grupos para que ele possa desenvolver suas ações;

Como desenvolver o sentimento?

Dicas sobre como desenvolver a inteligência emocional

  1. Observe e analise seu próprio comportamento.
  2. Domine suas emoções.
  3. Aprenda a trabalhar as emoções negativas.
  4. Aumente a sua autoconfiança.
  5. Aprenda a lidar com a pressão.
  6. Não tenha medo de se expressar.
  7. Desenvolva o sentimento de empatia.
  8. Coloque em prática a resiliência.

Como a inteligência emocional pode interferir nas organizações?

O profissional deve desenvolver sua capacidade de controlar seus impulsos, administrar suas emoções e agir com coerência, sendo inteligente ao direcionar o trabalho, propiciando uma melhoria contínua nos relacionamentos entre os membros da equipe, as partes interessadas e a organização.

O que você espera desenvolver aprender na disciplina de educação emocional?

Para começar a entender, é importante saber que a inteligência emocional tem quatro pilares: Perceber emoções (suas e dos outros) Raciocinar a partir do que dizem as emoções (também suas e dos outros) Entender o que as emoções significam.

Qual é o comportamento emocional?

O comportamento emocional consiste na demonstração de sentimentos e na expressão das emoções experimentadas. A auto- regulação e gestão emocional reportam-se ao controle emocional que depende da identificação, utilização, compreensão e gestão das emoções.

Como os professores investem emocionalmente no seu cotidiano?

Os professores investem uma forte energia emocional no seu quotidiano profissional, consequência da implicação na relação pedagógica com os alunos e também das exigências da organização escolar, da comunidade local e da tutela.

Por que a satisfação docente é complexa?

Passando de um nível mais abrangente ou macro – a profissão – para um nível menos abrangente – a profissão docente -, podemos afirmar que a noção de satisfação docente é complexa, encontrando, para além disso, uma quantidade quase infinita de factores responsáveis pela (in)satisfação docente.

Qual é o trabalho docente da Universidade de Lisboa?

Trabalho docente, emoções, contextos e formação Freire, Isabel1; Bahia, Sara 2; Estrela, Maria Teresa3;Amaral, Anabela4 [email protected] de Educação da Universidade de Lisboa [email protected] de Psicologia da Universidade de Lisboa [email protected] de Educação da Universidade de Lisboa

https://www.youtube.com/watch?v=PckSCPsxTyQ